top of page

Quem sou

Meu nome é José Sérgio Antunes. Mineiro, Técnico de Segurança do Trabalho há mais de 25 anos, com sólida experiência em empresas de grande porte (transporte coletivo urbano, distribuidora de bebidas, indústrias alimentícia e metalúrgica). Tenho uma abordagem direta para levar aos Técnicos de Segurança do Trabalho. Soluções em grande escala, desenvolvimento comunicacional e gestão de projetos, um pacote completo para facilitar o trabalho destes profissionais cada vez mais exigidos.
Abaixo um pouco do que fui, sou e penso...
Supervisor de Segurança do Trabalho

Me formei em 1985 (na época, Supervisor de Segurança do Trabalho), no SENAI em Belo Horizonte-MG. Na época, trabalhava na área de Departamento Pessoal de uma empresa de transporte coletivo urbano e fiz o curso para atender à necessidade desta empresa. Nossa turma no SENAI-MG era toda ela oriunda da área de transporte coletivo urbano. Uma grande maioria destes colegas passou a atuar na área de Segurança do Trabalho e, sempre que possível, estamos nos encontrando pelo Facebook ou Linkedin.

Assistente de Departamento Pessoal

Mesmo sendo ilegal, em algumas empresas, enquanto registrado como Técnico de Segurança do Trabalho, atuei simultaneamente (e não me envergonho nem um pouco disso...) na área de Departamento Pessoal, executando toda a rotina de pessoal (recrutamento e seleção, admissão, controle de ponto, folha de pagamento, encargos sociais, férias, rescisão, preposto Justiça do Trabalho), que me propiciou ter uma visão mais abrangente da atuação do Técnico de Segurança do Trabalho, principalmente em relação às legislações trabalhista e previdenciária, bem como entender melhor algumas facetas da atuação dos profissionais de Recursos Humanos. Aprendi muito e este conhecimento, hoje, me permite entender melhor questões como NTEP e o FAP em relação ao PPRA e o PCMSO; ações trabalhistas e a atuação de juizes, advogados e peritos; relações no trabalho, a CLT, relações sindicais, a importância do Técnico de Segurança estar sempre bem documentado e preparado em relação a perícias de insalubridade ou periculosidade, etc.

É perfeitamente normal e legal o Técnico de Segurança "ficar no seu canto", cuidando de suas responsabildades da área de Segurança do Trabalho (que já são enormes!), mas, sempre que possível, procure conhecer um pouco mais as minúcias de outras áreas da empresa (Recursos Humanos, Manutenção, Projetos, Logística, Produção...), pois isto irá melhorar o entendimento de como agem e pensam os profissionais destas áreas, além de propiciar a esses profissionais também entenderem como age e pensa um Técnico de Segurança. Isto vai melhorar, em muito, a relação com seus colegas de trabalho.

E para citar Fernando Pessoa...
Técnico de Segurança do Trabalho

Em 1998, obtive meu registro de Técnico de Segurança do Trabalho, junto ao MTb/DRT/SSST, número 21/04911-6. Nos anos 1990, se incrementou na maioria das empresas brasileiras uma corrente de pensamento voltada para a política de Qualidade. As empresas passaram a se preocupar com questões envolvendo Qualidade, inclusive na Segurança no Trabalho. Isto motivou novos comportamentos dos Técnicos de Segurança do Trabalho, que se viram discutindo questões amplas sobre como aplicar conceitos de Qualidade em suas atividades. Ferramentas de administração da Qualidade como PDCA, Diagrama de Ishikawa, 4W1H, processos de trabalho e outras, passaram a fazer parte do cotidiano dos profissionais da área, visando definir, mensurar, analisar e propor soluções para os problemas da área. Tive muita sorte de vivenciar este momento rico, pois me permitiu estar sempre preparado para atuar em empresas (Batavo, Schincariol e TBM),  onde Políticas de Qualidade eram aplicadas.

Instrutor de Treinamento

Ao longo de minha vida profissional, sempre procurei me aperfeiçoar no quesito que considero mais importante na atuação do Técnico de Segurança do Trabalho: TREINAMENTO. Quando elaboro uma programação de ações em Segurança no Trabalho, sempre destaco uma parte substancial para uma política de Treinamento, pois acredito que esta seja a grande ferramenta para auxiliar o Técnico de Segurança do Trabalho a alcançar seus objetivos. Sem treinamento, não é possível colher resultados positivos em Segurança no Trabalho!

Com este foco, procurei me capacitar cada vez mais para poder ministrar treinamentos cada vez melhores, através de cursos de Oratória, Jogos e Dinâmicas Aplicados a Treinamentos, Levantamento de Necessidades de Treinamentos, além de prestar muita atenção em palestrantes ou professores observando postura, didática, cacoetes, "bengalas", uso de recursos audiovisuais, relacionamento com os ouvintes...

Como suporte importante para a realização de bons treinamentos, também busquei aprimorar meus conhecimentos em Informática, principalmente na elaboração de apresentações diferenciadas e na construção de documentos que levassem em conta o respeito à boa e velha Língua Portuguesa e também uma aparência agradável, além de aprofundar conhecimentos em Excel avançado que me permitem hoje construir planilhas com recursos cada mais avançados e funcionais. 

“Trago dentro do meu coração / como num cofre que se não pode fechar de cheio / todos os lugares onde estive / todos os portos a que cheguei /  todas as paisagens que vi através de janelas e vigias / ou de tombadilhos, sonhando / E, tudo isso, que é tanto, é pouco para o que eu quero..." (Fernando Pessoa/Álvaro de Campos - Passagem das horas)

bottom of page